Notícias

Santo André pode proibir uso de sacolas plásticas

22/08/2011

Depende apenas do prefeito Aidan Ravin (PTB) a sanção ou veto do projeto aprovado por unanimidade em segunda votação pelos vereadores de Santo André para proibição do uso de sacolas plásticas em supermercados e outros estabelecimentos da cidade.
Para o vereador José Ricardo (PTB), autor do projeto, "Santo André segue uma tendência de outros centros urbanos e se torna referencial nesse debate no ABC".
Recentemente, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e a APAS (Associação Paulista de Supermercados) assinaram um protocolo com objetivo de reduzir o uso de sacolas plásticas. O documento prevê a realização de uma campanha educativa para incentivar a substituição desse produto.
Outros exemplos vêm das capitais Cuiabá e Rio de Janeiro, que já aprovaram leis para a substituição das sacolas plásticas no comércio. Em Belo Horizonte, a lei entrou em vigor no dia 18 de abril e prevê multa de R$ 1 mil para quem desrespeitar a regra, valor que dobra no caso de reincidência.
No caso de Jundiaí, houve uma redução de 80 toneladas de plásticos por mês desde quando a nova legislação entrou em vigor. No município, 99% dos supermercados aderiram à lei, deixando de distribuir cerca de 176 milhões de sacolas plásticas.
O vereador José Ricardo avalia que a população pode substituir o uso de sacolas compostas por polietileno, polipropilenos por outras que contenham material plástico reciclado, que absorvam o gás carbônico (CO2), ao contrário da sacola tradicional. "É um hábito que precisamos mudar, diz. No começo, isso irá gerar muitos questionamentos, mas acredito que o munícipe irá se adaptar e fazer um papel consciente de preservação do meio-ambiente", conclui.
As sacolas plásticas possuem moléculas inquebráveis e torna-se impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural, existindo estimativas de até 450 anos para a total decomposição. 
Fonte: Jornal ABC Repórter 



Voltar
Televendas
Plásticos
Jardinagem
Limpeza
Utilidades Domésticas
Encartelados
Baixe a lista de produtos